ORDINÁRIO DA SANTA MISSA





1. MOTIVAÇÃO INICIAL (comentário inicial):

2. CANTO DE ENTRADA:

3. ACOLHIDA:

CEL: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.                

Todos: Amém

CEL: Peçamos perdão ao Senhor com nosso canto de restauração, e que ele nos purifique de nossas faltas para que também possamos esperar com dignidade pela eternidade em Cristo:

4. CANTO PENITENCIAL:

5. ABSOLVIÇÃO:

CEL: O Deus de Toda-Consolação e Pai das Misericórdias se compadeça de nós e nos conduza à vida eterna. Indulgência, Absolvição, perdão e remissão de todas as nossas faltas nos conceda o Senhor Deus Onipotente e misericordioso.

Todos: Amém.

CEL: Pai, não me afasteis de Vossa Presença e não retireis de Mim o Vosso Divino Espírito.

Todos: Derramarei o meu espírito sobre toda a carne.

CEL: Renovai em mim a alegria da vossa salvação.

Todos: E o meu espírito se alegrará em vós.

CEL: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. 

Todos: Assim como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos .  Amém.

6. CANTO DE GLÓRIA:

7. ORAÇÃO INICIAL

CEL: O Senhor esteja convosco.

Todos: E com vosso espírito.

CEL: Oremos. (Oração do Dia)… Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Todos: Amém.

LITURGIA   DA   PALAVRA

8. LEITURA:

CEL: Palavras do Deus Altíssimo.

Todos: Demos graças a Deus

9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO:

10. EVANGELHO:

CEL: O Senhor esteja convosco.                      

Todos: E com o vosso espírito.

CEL: Proclamação do Santo Evangelho de N.S.J.C. segundo ….

Todos: Glória a Vós Senhor

No final:

CEL: Pelas palavras deste Santo Evangelho sejam perdoados os nossos pecados.

Todos: Louvor a Vós ó Cristo.

11. CREIO:

CEL: Façamos a nossa profissão de fé: Creio em Deus Pai,

Todos: Todo-poderoso criador do céu e da terra
e em Jesus Cristo um só seu filho, Nosso Senhor
o qual foi concebido do Espírito Santo
nasceu de Maria Virgem
Padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos
Foi crucificado, morto e sepultado
desceu aos infernos
ao terceiro dia ressurgiu dos mortos, subiu aos céus
está sentado à mão direita de Deus Pai, todo poderoso,
de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos
Creio no Espírito Santo,
na Santa Igreja Católica
na comunhão dos Santos
Na remissão dos pecados
na ressurreição da carne
na vida eterna
Amem.

12. ORAÇÃO DA PAZ:

Todos: Senhor Jesus Cristo que dissestes aos vossos apóstolos: “eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz”; não olheis para os nossos pecados, mas para a fé da vossa igreja, e concedei-lhe a paz e a união segundo a vossa vontade.

CEL: A paz do Senhor esteja convosco.

TODOS: E com o vosso espírito

13. CANTO DA PAZ:

LITURGIA EUCARÍSTICA

14. CANTO DAS OFERENDAS:

15. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS:

CEL: Oremos. (Oração do Dia)… Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Todos: Amém.

16. ORAÇÃO EUCARÍSTICA 

CEL: O Senhor esteja convosco.                                  

Todos: E com o vosso espírito.

CEL: Para o alto os corações.                                       

Todos: Já os temos para o Senhor.

CEL: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.              

Todos: É digno e justo.

CEL: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, (prefácio do dia) …. Por isso, com os anjos e todos os santos, nós vos aclamamos, cantando a uma só vós:

17. SANTO:

Todos: Santo, santo, santo. É o Senhor Deus do Universo. Os céus e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas. Bendito seja o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas..

18. CÂNON

CEL: Instando vos rogamos , ó Pai, que aceiteis, favoravelmente, a homenagem de adoração que nós e toda a vossa Igreja, vos oferecemos. Firmai os nossos dias em vossa paz. Livre-nos da condenação eterna e gravai o nosso nome, no Livro da Vida, pelo mesmo Jesus Cristo, Nosso Senhor.                         

Todos: Amém.

CEL: Nós vos pedimos ó Pai, pelo poder do Vosso espírito e pela virtude do Vosso Verbo, esta oferta seja por vós em tudo abençoada, aprovada, ratificada, digna e aceitável aos vossos olhos, a fim de que se torne para nós, o Corpo e o Sangue de Vosso Diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.   

Todos: Senhor, dai-nos a Vossa Salvação.

19. CONSAGRAÇÃO:

CEL: Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão, e depois de dar graças, partiu-o e disse:

TOMAI E COMEI

POIS ISTO É MEU CORPO

QUE É DADO POR VÓS.

FAZEI ISTO EM MINHA MEMÓRIA.

Do mesmo modo após a ceia, tomou o cálice, deu graças e disse:

BEBEI DELE TODOS,

POIS ISTO É O MEU SANGUE,

O SANGUE DA NOVA ALIANÇA,

QUE É DERRAMADO EM FAVOR DE VÓS E DE MUITOS

PARA A REMISSÃO DOS PECADOS.

TODAS AS VEZES QUE DELE BEBERDES,

FAZEI-O EM MEMÓRIA DE MIM.

Todos: Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia.

20. ORAÇÕES CONSECRATÓRIAS

C – Por isso ó Pai Celeste, nós Vossos servos, com o Vosso Povo Santo, recordando-nos da Sagrada Paixão do mesmo Cristo, Vosso Filho e Senhor Nosso, bem como da sua ressurreição, surgindo vitoriosamente do sepulcro e de sua gloriosa ascensão aos céus, oferecemos a Vossa Augusta Majestade, de Vossos Dons e Dádivas, a Hóstia Pura , a Hóstia Santa  a Hóstia Imaculada , O Pão Santo da Vida Eterna  E o Cálice da Salvação Perpétua.

Todos: Nós Vos imploramos humildemente, Deus Pai Onipotente, que ordeneis que estas Ofertas sejam levadas ao Vosso Altar sublime, pelo Vosso Santo Anjo, à presença de Vossa Divina Majestade, a fim de que, todos quantos, participando deste Altar receber o Sacrossanto Corpo e  Sangue do Vosso Divino Filho, sejamos saciados de todas as Bençãos Celestes e da Vossa Graça.  Pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém

21. ORAÇÃO PELA IGREJA

CEL: Por isso, Clementíssimo Pai, nós vos rogamos por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor Nosso, que aceiteis e abençoeis estes dons, estas dádivas, estes sacrifícios santos e imaculados que ora vos oferecemos, primeiramente pela vossa Santa Igreja Católica e Apostólica, para que vos digneis guardá-la em paz, protegê-la, uni-la e governá-la em união com Vossos Servos, o Presidente do Conselho Episcopal N…, o nosso Bispo N…, com todo Clero e os fiéis que professam e cultuam conosco a fé católica e apostólica.

Todos: Senhor, conservai vossa Igreja livre e fiel à vossa vontade.

22. ORAÇÃO PELOS VIVOS

CEL: Lembrai-vos Senhor, de vossos servos e servas N… que se recomendaram às nossas orações, de todos os que aqui estão presentes, cuja a fé e devoção vos são conhecidas, que conosco vos oferecem este sacrifício de louvor, por si e por todos os seus, pela redenção de suas almas, e que a vós se dedicam, como a seu Deus Eterno, Vivo e Verdadeiro.

Todos: Senhor fortalecei vosso povo que caminha na fé.

23. ORAÇÃO PELOS MORTOS

CEL: Lembrai-vos, também, Senhor, dos vossos servos e servas falecidos N… por quem Vos oferecemos este sacrifício, que nos precederam com o sinal da fé e que agora descansam o sono da Paz. A estes Senhor, e a todos os que repousam em Cristo, nós Vós pedimos lhes concedeis o lugar de refrigério, de luz e de paz, pelo mesmo Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Todos: Senhor dai-lhes um lugar e uma morada no vosso reino de luz e de paz.

24. ORAÇÃO PELOS SANTOS

Todos: Unidos em uma mesma comunhão, honramos especialmente a Memória da Gloriosa Virgem Maria, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe, de São José seu castíssimo esposo, dos Vossos Apóstolos e Mártires, de São Carlos do Brasil, e de todos os Santos. Por seus merecimentos e preces vos pedimos, nos concedais constantemente o auxílio de vossa proteção, pelo mesmo Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém. 

25. ORAÇÃO PELOS ASSISTENTES

Todos: Também a nós vossos servos pecadores que esperamos unicamente na grandeza da vossa misericórdia, dignai-vos de nos fazer participantes da Sociedade de Vossos Santos Apóstolos e Mártires e de todos os Santos. Pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.

26. DOXOLOGIA FINAL

CEL: Pelo qual o Pai, sempre criais, santificais, vivificais, abençoais e nos concedais todos estes bens.

CEL: Por Cristo, com Cristo e em Cristo, a vós, Deus Pai Onipotente, pertence e é dada toda honra e glória, um unidade com o Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Todos: Amém.

27. PAI NOSSO

Todos: Pai nosso que estais no Céu, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.  Amém.  Porque vosso é o reino, o poder e a glória agora e para sempre

28. FRAÇÃO DO PÃO

CEL: Livrai-nos Senhor, de todos os males, passados, presentes e futuros; dai-nos propícia a paz em nossos dias, para que, por Vossa Misericórdia, sejamos livres do pecado e seguros de toda perturbação. Pelo mesmo N.S.J.C, …, por todos os séculos dos séculos.

Todos: Amém.

CEL: Esta união e consagração do Corpo e do sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, sejam para nós, que vamos receber, o penhor de Vida Eterna.

Todos: Amém.

29. CORDEIRO DE DEUS:

CEL: Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo.

Todos: Tende piedade de nós.

CEL: Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo

Todos: Tende piedade de nós.

CEL: Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo

Todos: Dai-nos a paz.

30. ORAÇÃO DA COMUNHÃO

CEL: Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus Vivo, que Vosso amor se irradie em nossas vidas e que vossa luz brilhe em nossos corações. E que este sacrossanto Corpo e preciosíssimo Sangue nos libertem de todos os pecados e de todos os males, para que nós possamos anunciar a verdadeira paz, que vós mesmo prometestes, e que jamais nos afastemos de vós.

Todos: Este vosso corpo e sangue, Senhor Jesus Cristo, que nós vamos receber, por vossa misericórdia sirvam de defesa à nossa alma e ao nosso corpo.

CEL: Eis o cordeiro de Deus, Eis o que tira os pecados do mundo:

Todos: Senhor eu não sou digno de que entreis em minha morada. Mas dizei uma só  palavra e minha alma será salva! (3 vezes)

CEL: O Corpo e o Sangue de Cristo guarde a minha alma para a vida eterna.       

Todos: Amém.

31. CANTO DA COMUNHÃO:  

RITOS  FINAIS

32. CANTO DE AÇÃO DE GRAÇAS:

33. ORAÇÃO PÓS COMUNHÃO:

CEL: Senhor Jesus Cristo que afirmastes: quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele, confirmai no vosso povo esta promessa Divina e fazei que, de agora em diante, permaneçamos constantemente na graça e na caridade. Vós que sendo Deus viveis e reinais em unidade e essência com o Pai e com o Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Todos: Amém.

34. ORAÇÃO DOS FIÉIS:

CEL: Meus irmãos e irmãs, rezemos todos juntos:

Todos: Senhor Jesus Cristo, vosso Corpo e Sangue são os verdadeiros alimentos do nosso espírito. É o pão vivo descido do céu. Por isso nós vos bendizemos e unidos declaramos que vós sois o único Deus.

35. ORAÇÃO FINAL:

CEL: O Senhor esteja convosco.

Todos: E com vosso espírito.

CEL: Oremos. (Oração do Dia)… Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Todos: Amém.

36. DESPEDIDA:

CEL: Agora Senhor, despedi em paz o vosso servo, segundo a vossa palavra, porque os meus olhos viram a Salvação que nos destes, que preparastes diante de todos os povos, luz para iluminar as nações e para a glória de Israel Vosso povo.

Todos: Salvai-nos Senhor enquanto velamos, guardai-nos na caminhada para que juntos com Cristo vivamos a Paz;

37. BENÇÃO FINAL:

CEL: Abençoe-os o Deus Onipotente. Pai, Filho e Espírito Santo.

Todos: Amém.

CEL: Podeis ir em paz construir um mundo novo com a graça de Deus.

Todos: Demos graças a Deus.

38. CANTO FINAL

Nosso site usa cookies e, portanto, coleta informações sobre sua visita para melhorar nosso site (por meio de análise), mostrar a você conteúdo relevantes. Concorde clicando no botão 'Prosseguir'.

Cookie settings

Below you can choose which kind of cookies you allow on this website. Click on the "Save cookie settings" button to apply your choice.

FunctionalOur website uses functional cookies. These cookies are necessary to let our website work.

AnalyticalOur website uses analytical cookies to make it possible to analyze our website and optimize for the purpose of a.o. the usability.

Social mediaOur website places social media cookies to show you 3rd party content like YouTube and FaceBook. These cookies may track your personal data.

AdvertisingOur website places advertising cookies to show you 3rd party advertisements based on your interests. These cookies may track your personal data.

OtherOur website places 3rd party cookies from other 3rd party services which aren't Analytical, Social media or Advertising.