ORDINÁRIO DA SANTA MISSA





1. MOTIVAÇÃO INICIAL (comentário inicial):

2. CANTO DE ENTRADA:

3. ACOLHIDA:

CEL: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.                

Todos: Amém

CEL: Peçamos perdão ao Senhor com nosso canto de restauração, e que ele nos purifique de nossas faltas para que também possamos esperar com dignidade pela eternidade em Cristo:

4. CANTO PENITENCIAL:

5. ABSOLVIÇÃO:

CEL: O Deus de Toda-Consolação e Pai das Misericórdias se compadeça de nós e nos conduza à vida eterna. Indulgência, Absolvição, perdão e remissão de todas as nossas faltas nos conceda o Senhor Deus Onipotente e misericordioso.

Todos: Amém.

CEL: Pai, não me afasteis de Vossa Presença e não retireis de Mim o Vosso Divino Espírito.

Todos: Derramarei o meu espírito sobre toda a carne.

CEL: Renovai em mim a alegria da vossa salvação.

Todos: E o meu espírito se alegrará em vós.

CEL: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. 

Todos: Assim como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos .  Amém.

6. CANTO DE GLÓRIA:

7. ORAÇÃO INICIAL

CEL: O Senhor esteja convosco.

Todos: E com vosso espírito.

CEL: Oremos. (Oração do Dia)… Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Todos: Amém.

LITURGIA   DA   PALAVRA

8. LEITURA:

CEL: Palavras do Deus Altíssimo.

Todos: Demos graças a Deus

9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO:

10. EVANGELHO:

CEL: O Senhor esteja convosco.                      

Todos: E com o vosso espírito.

CEL: Proclamação do Santo Evangelho de N.S.J.C. segundo ….

Todos: Glória a Vós Senhor

No final:

CEL: Pelas palavras deste Santo Evangelho sejam perdoados os nossos pecados.

Todos: Louvor a Vós ó Cristo.

11. CREIO:

CEL: Façamos a nossa profissão de fé: Creio em Deus Pai,

Todos: Todo-poderoso criador do céu e da terra
e em Jesus Cristo um só seu filho, Nosso Senhor
o qual foi concebido do Espírito Santo
nasceu de Maria Virgem
Padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos
Foi crucificado, morto e sepultado
desceu aos infernos
ao terceiro dia ressurgiu dos mortos, subiu aos céus
está sentado à mão direita de Deus Pai, todo poderoso,
de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos
Creio no Espírito Santo,
na Santa Igreja Católica
na comunhão dos Santos
Na remissão dos pecados
na ressurreição da carne
na vida eterna
Amem.

12. ORAÇÃO DA PAZ:

Todos: Senhor Jesus Cristo que dissestes aos vossos apóstolos: “eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz”; não olheis para os nossos pecados, mas para a fé da vossa igreja, e concedei-lhe a paz e a união segundo a vossa vontade.

CEL: A paz do Senhor esteja convosco.

TODOS: E com o vosso espírito

13. CANTO DA PAZ:

LITURGIA EUCARÍSTICA

14. CANTO DAS OFERENDAS:

15. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS:

CEL: Oremos. (Oração do Dia)… Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Todos: Amém.

16. ORAÇÃO EUCARÍSTICA 

CEL: O Senhor esteja convosco.                                  

Todos: E com o vosso espírito.

CEL: Para o alto os corações.                                       

Todos: Já os temos para o Senhor.

CEL: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.              

Todos: É digno e justo.

CEL: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, (prefácio do dia) …. Por isso, com os anjos e todos os santos, nós vos aclamamos, cantando a uma só vós:

17. SANTO:

Todos: Santo, santo, santo. É o Senhor Deus do Universo. Os céus e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas. Bendito seja o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas..

18. CÂNON

CEL: Instando vos rogamos , ó Pai, que aceiteis, favoravelmente, a homenagem de adoração que nós e toda a vossa Igreja, vos oferecemos. Firmai os nossos dias em vossa paz. Livre-nos da condenação eterna e gravai o nosso nome, no Livro da Vida, pelo mesmo Jesus Cristo, Nosso Senhor.                         

Todos: Amém.

CEL: Nós vos pedimos ó Pai, pelo poder do Vosso espírito e pela virtude do Vosso Verbo, esta oferta seja por vós em tudo abençoada, aprovada, ratificada, digna e aceitável aos vossos olhos, a fim de que se torne para nós, o Corpo e o Sangue de Vosso Diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.   

Todos: Senhor, dai-nos a Vossa Salvação.

19. CONSAGRAÇÃO:

CEL: Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão, e depois de dar graças, partiu-o e disse:

TOMAI E COMEI

POIS ISTO É MEU CORPO

QUE É DADO POR VÓS.

FAZEI ISTO EM MINHA MEMÓRIA.

Do mesmo modo após a ceia, tomou o cálice, deu graças e disse:

BEBEI DELE TODOS,

POIS ISTO É O MEU SANGUE,

O SANGUE DA NOVA ALIANÇA,

QUE É DERRAMADO EM FAVOR DE VÓS E DE MUITOS

PARA A REMISSÃO DOS PECADOS.

TODAS AS VEZES QUE DELE BEBERDES,

FAZEI-O EM MEMÓRIA DE MIM.

Todos: Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia.

20. ORAÇÕES CONSECRATÓRIAS

C – Por isso ó Pai Celeste, nós Vossos servos, com o Vosso Povo Santo, recordando-nos da Sagrada Paixão do mesmo Cristo, Vosso Filho e Senhor Nosso, bem como da sua ressurreição, surgindo vitoriosamente do sepulcro e de sua gloriosa ascensão aos céus, oferecemos a Vossa Augusta Majestade, de Vossos Dons e Dádivas, a Hóstia Pura , a Hóstia Santa  a Hóstia Imaculada , O Pão Santo da Vida Eterna  E o Cálice da Salvação Perpétua.

Todos: Nós Vos imploramos humildemente, Deus Pai Onipotente, que ordeneis que estas Ofertas sejam levadas ao Vosso Altar sublime, pelo Vosso Santo Anjo, à presença de Vossa Divina Majestade, a fim de que, todos quantos, participando deste Altar receber o Sacrossanto Corpo e  Sangue do Vosso Divino Filho, sejamos saciados de todas as Bençãos Celestes e da Vossa Graça.  Pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém

21. ORAÇÃO PELA IGREJA

CEL: Por isso, Clementíssimo Pai, nós vos rogamos por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor Nosso, que aceiteis e abençoeis estes dons, estas dádivas, estes sacrifícios santos e imaculados que ora vos oferecemos, primeiramente pela vossa Santa Igreja Católica e Apostólica, para que vos digneis guardá-la em paz, protegê-la, uni-la e governá-la em união com Vossos Servos, o Presidente do Conselho Episcopal N…, o nosso Bispo N…, com todo Clero e os fiéis que professam e cultuam conosco a fé católica e apostólica.

Todos: Senhor, conservai vossa Igreja livre e fiel à vossa vontade.

22. ORAÇÃO PELOS VIVOS

CEL: Lembrai-vos Senhor, de vossos servos e servas N… que se recomendaram às nossas orações, de todos os que aqui estão presentes, cuja a fé e devoção vos são conhecidas, que conosco vos oferecem este sacrifício de louvor, por si e por todos os seus, pela redenção de suas almas, e que a vós se dedicam, como a seu Deus Eterno, Vivo e Verdadeiro.

Todos: Senhor fortalecei vosso povo que caminha na fé.

23. ORAÇÃO PELOS MORTOS

CEL: Lembrai-vos, também, Senhor, dos vossos servos e servas falecidos N… por quem Vos oferecemos este sacrifício, que nos precederam com o sinal da fé e que agora descansam o sono da Paz. A estes Senhor, e a todos os que repousam em Cristo, nós Vós pedimos lhes concedeis o lugar de refrigério, de luz e de paz, pelo mesmo Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Todos: Senhor dai-lhes um lugar e uma morada no vosso reino de luz e de paz.

24. ORAÇÃO PELOS SANTOS

Todos: Unidos em uma mesma comunhão, honramos especialmente a Memória da Gloriosa Virgem Maria, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe, de São José seu castíssimo esposo, dos Vossos Apóstolos e Mártires, de São Carlos do Brasil, e de todos os Santos. Por seus merecimentos e preces vos pedimos, nos concedais constantemente o auxílio de vossa proteção, pelo mesmo Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém. 

25. ORAÇÃO PELOS ASSISTENTES

Todos: Também a nós vossos servos pecadores que esperamos unicamente na grandeza da vossa misericórdia, dignai-vos de nos fazer participantes da Sociedade de Vossos Santos Apóstolos e Mártires e de todos os Santos. Pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.

26. DOXOLOGIA FINAL

CEL: Pelo qual o Pai, sempre criais, santificais, vivificais, abençoais e nos concedais todos estes bens.

CEL: Por Cristo, com Cristo e em Cristo, a vós, Deus Pai Onipotente, pertence e é dada toda honra e glória, um unidade com o Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Todos: Amém.

27. PAI NOSSO

Todos: Pai nosso que estais no Céu, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.  Amém.  Porque vosso é o reino, o poder e a glória agora e para sempre

28. FRAÇÃO DO PÃO

CEL: Livrai-nos Senhor, de todos os males, passados, presentes e futuros; dai-nos propícia a paz em nossos dias, para que, por Vossa Misericórdia, sejamos livres do pecado e seguros de toda perturbação. Pelo mesmo N.S.J.C, …, por todos os séculos dos séculos.

Todos: Amém.

CEL: Esta união e consagração do Corpo e do sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, sejam para nós, que vamos receber, o penhor de Vida Eterna.

Todos: Amém.

29. CORDEIRO DE DEUS:

CEL: Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo.

Todos: Tende piedade de nós.

CEL: Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo

Todos: Tende piedade de nós.

CEL: Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo

Todos: Dai-nos a paz.

30. ORAÇÃO DA COMUNHÃO

CEL: Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus Vivo, que Vosso amor se irradie em nossas vidas e que vossa luz brilhe em nossos corações. E que este sacrossanto Corpo e preciosíssimo Sangue nos libertem de todos os pecados e de todos os males, para que nós possamos anunciar a verdadeira paz, que vós mesmo prometestes, e que jamais nos afastemos de vós.

Todos: Este vosso corpo e sangue, Senhor Jesus Cristo, que nós vamos receber, por vossa misericórdia sirvam de defesa à nossa alma e ao nosso corpo.

CEL: Eis o cordeiro de Deus, Eis o que tira os pecados do mundo:

Todos: Senhor eu não sou digno de que entreis em minha morada. Mas dizei uma só  palavra e minha alma será salva! (3 vezes)

CEL: O Corpo e o Sangue de Cristo guarde a minha alma para a vida eterna.       

Todos: Amém.

31. CANTO DA COMUNHÃO:  

RITOS  FINAIS

32. CANTO DE AÇÃO DE GRAÇAS:

33. ORAÇÃO PÓS COMUNHÃO:

CEL: Senhor Jesus Cristo que afirmastes: quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele, confirmai no vosso povo esta promessa Divina e fazei que, de agora em diante, permaneçamos constantemente na graça e na caridade. Vós que sendo Deus viveis e reinais em unidade e essência com o Pai e com o Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Todos: Amém.

34. ORAÇÃO DOS FIÉIS:

CEL: Meus irmãos e irmãs, rezemos todos juntos:

Todos: Senhor Jesus Cristo, vosso Corpo e Sangue são os verdadeiros alimentos do nosso espírito. É o pão vivo descido do céu. Por isso nós vos bendizemos e unidos declaramos que vós sois o único Deus.

35. ORAÇÃO FINAL:

CEL: O Senhor esteja convosco.

Todos: E com vosso espírito.

CEL: Oremos. (Oração do Dia)… Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Todos: Amém.

36. DESPEDIDA:

CEL: Agora Senhor, despedi em paz o vosso servo, segundo a vossa palavra, porque os meus olhos viram a Salvação que nos destes, que preparastes diante de todos os povos, luz para iluminar as nações e para a glória de Israel Vosso povo.

Todos: Salvai-nos Senhor enquanto velamos, guardai-nos na caminhada para que juntos com Cristo vivamos a Paz;

37. BENÇÃO FINAL:

CEL: Abençoe-os o Deus Onipotente. Pai, Filho e Espírito Santo.

Todos: Amém.

CEL: Podeis ir em paz construir um mundo novo com a graça de Deus.

Todos: Demos graças a Deus.

38. CANTO FINAL