JOVENS
05/02/2019
MELHOR IDADE
05/02/2019
Exibir tudo

Crianças

Group of kids friends arm around sitting together

A Missa das Crianças é um projeto importante da Diocese e tem como objetivo despertar nas crianças a participação na Comunidade.

Depois o trabalho de continuidade é feito com a catequização das crianças em preparação aos Sacramentos.

O que levar em conta na preparação Missa e celebração da Palavra com crianças?

Não basta que haja um grupo de crianças e um padre, dispostos a celebrar. Há toda uma estrutura especial que precisa ser pensada, organizada e executada, que exige dos catequistas e equipes de liturgia um jeito apropriado de se organizar. Não é demais lembrar que a Missa é com crianças e não para elas, o que exige que tudo facilite a sua participação. Elas constituem a assembléia orante prioritária, e são, juntamente com os adultos, os celebrantes e sujeitos da celebração.

a) A linguagem apropriada

Essa deverá levar em conta as crianças, ainda que adultos também participem da Missa. No entanto, deve-se tomar o cuidado para que essa linguagem não seja infantilizada, isto é, reduzida a conceitos e imagens por demais enfadonhos, superficiais, esvaziando, assim, os conteúdos teológicos e espirituais da Liturgia. Há textos e orações próprias para crianças, bem como lindas orações eucarísticas.

b) O carisma do animador e do presidente da celebração

Quem faz a animação, cuide para não se transformar num mero “narrador” de acontecimentos, como quem transmite um jogo de futebol. Evite os comentários desnecessários e explicações, o que torna a celebração muito discursiva e pouco orante. Atenha-se a convidar para a oração, fazendo pequenas monições e chamando a atenção da assembleia para alguns aspectos relevantes da celebração. Pela postura orante, o(a) animador(a) é sempre um referencial seguro para toda a assembleia celebrante. Para tanto, precisa ter uma boa formação litúrgica.

Quanto ao padre presidente, esse deve se esforçar para aproximar-se das crianças na linguagem e no afeto. Conseguirá naturalmente isso se for amigo delas! É importante que ele não esqueça que seu ministério litúrgico é central na celebração e dele depende muito o bom andamento da mesma.

c) Os variados ministérios litúrgicos

A proclamação da Palavra pode ser feita por crianças, desde que essas saibam fazê-lo bem, sem prejuízo para a assembléia que deseja ouvir e entender a Palavra de Deus. É importante que haja, na comunidade, um grupo de crianças capacitadas para esse serviço litúrgico. Aprendam elas as questões básicas de postura, uso do microfone, comunicação com a assembléia e, sobretudo, a valorização e o amor à Palavra que proclamam!

Outro ministério de fundamental importância é o dos responsáveis pela animação musical. Há uma variedade de canções, compostas e gravadas especificamente para Missas com Crianças. Elas respeitam a linguagem das crianças e suas melodias são bem simples e, principalmente, belas! Seria de muito valor que se organizassem grupos de crianças para cantar e tocar instrumentos nas suas celebrações. Com a assessoria de adultos capacitados, que as próprias crianças escolham as músicas apropriadas para a Missa e facilitem a participação, sempre alegre, das outras crianças e também dos adultos presentes na celebração.

Outros serviços litúrgicos podem ser confiados às crianças, como a distribuição de folhetos de canto, o manuseio de fantoches, a participação nas procissões de entrada, da Palavra e da apresentação dos dons, o cuidado das crianças menores, etc.

Além disso é organizado uma vez por ano o Missanique, em local agendado para que todos possam trazer seus pequenos e compartilhar momentos de alegria e fé.

Seja você um voluntário dessa pastoral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *