Missa das Crianças 10-02
12/02/2019
Comunhão

Batismo

No primeiro domingo de cada mês

• A preparação do Batismo é feita na própria celebração, não há curso prévio, sendo necessário os pais trazerem cópia da certidão de nascimento da criança com uma semana de antecedência.
  • O Batismo é administrado para as crianças e adultos (filhos de pais casados ou solteiros ou divorciados).
  • Documentação necessária:

a) Cópia da Certidão de nascimento do Batizando;

b) Cópia do comprovante de residência da família, incluindo números de telefones

c) Lista contendo nome e endereço completo dos padrinhos, incluindo telefones.

d) Espórtula do sacramento: R$150,00

“O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão: O Batismo é o sacramento da regeneração pela água na Palavra”. Quando recebemos o Sacramento do Batismo, passamos à condição de continuadores da obra do verbo Divino. Muitos pensam que os sacramentos em geral são obras eclesiásticas, ou seja, os sacramentos são “invenções” da Igreja. Isso não é verdade, os sacramentos são sem sombra de dúvidas criadas por Jesus Cristo, o próprio Deus Encarnado.

O profeta João Batista, primo de Jesus, que veio ao mundo para preparar os caminhos para a vinda do Messias, foi quem batizava as pessoas para a vinda de Cristo (Mc 1, 2s). Ele sabia que o seu Batismo era temporário, pois logo depois dele viria o seu primo Jesus que batizaria no Espírito Santo, ou seja, o profeta batizava com água e Jesus batizava com o Espírito Santo.

A Bíblia sugere o batismo de todos, o que inclui as crianças.

Atos 2, 38-39: “Disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo. A promessa diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos que estão longe – a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.” E também outras passagens. (ver Atos 16, 15; Atos 16, 33; Atos 18, 8; 1Coríntios 1, 16).

São membros batizados todos aqueles que receberam devidamente o Santo Batismo e estejam arrolados em uma paróquia ou capela da ICAB.  As pessoas batizadas em locais que não sejam paróquias ou capelas são necessariamente agregadas pelo Celebrante numa paróquia ou capela, mais próxima.