A Diocese de Goiânia integra a Igreja Católica Apostólica Brasileira (ICAB), instituição de tradição católica com sucessão apostólica legítima e jurisdição eclesiástica independente da Santa Sé Romana. Fundada em 1945 pelo bispo brasileiro Dom Carlos Duarte Costa, a ICAB surgiu com o propósito de promover uma vivência eclesial enraizada na realidade nacional, com ênfase na liberdade pastoral, na justiça social e na valorização da cultura brasileira.
A ICAB difere da Igreja Católica Romana em aspectos como o celibato opcional para o clero, a celebração da liturgia em língua vernácula desde sua fundação, e a organização interna de caráter sinodal, por meio de seu Concílio Nacional. Reconhecida legalmente no Brasil, a ICAB mantém atuação pastoral em todo o território nacional, com 48 bispos distribuídos em 39 dioceses, atendendo aproximadamente 500 mil fiéis.
A Diocese de Goiânia foi instituída pelo Concílio Nacional da ICAB, a partir do desmembramento da Diocese de Brasília. Seu primeiro bispo, Dom Enrique Javier Souza Rodrigues, foi sagrado em 8 de dezembro de 1965. A sede diocesana estabeleceu-se inicialmente com a criação da Paróquia Santa Rita de Cássia, no bairro Cidade Jardim, onde também funcionou a Escola Santa Rita de Cássia. Posteriormente, a Catedral Menino Jesus de Praga foi construída em terreno doado pelo Estado de Goiás, no Setor Marista, conforme registro de 10 de novembro de 1976.
A Diocese de Goiânia segue comprometida com a missão evangelizadora, a promoção da dignidade humana e o serviço pastoral à comunidade, em consonância com os princípios doutrinais e canônicos da Igreja Católica Apostólica Brasileira.
ICAB +1
É o lema de Evangelização que Nossa Diocese elegeu, pois a Igreja Católica Apostólica Brasileira é uma igreja genuinamente cristã que respeita a dignidade da pessoa humana e que a acolhe, pois Deus não faz distinção de pessoas (Atos 10,34), mas as ama com amor incondicional de Pai.
Na ICAB sempre cabem os que querem um encontro pessoal com o Senhor, que buscam a intimidade com Deus na volta à casa do Pai: “Voltai a mim, e eu me voltarei para vós” (Malaquias 3,7). Deus não quer a morte do pecador, mas a sua conversão, sendo que converter-se implica em mudança real de atitude e mentalidade (metanóia).
Todos os que desejarem participar desta obra são convocados à partilha e à doação de si mesmos para ajudar o irmão no caminho na sua busca transcendental a encontrar a melhor parte de si pelo respeito às diferenças e também pelo amor e aceitação sem impor uma culpa doentia que o levará à completa aniquilação.
Em nossa ICAB sempre cabe +1, mas não é qualquer um, mas você que busca Jesus Cristo com todo amor e fé.
Você é muito bem vindo(a) a esta família de fé!